Enólogo Consultor
Se o conhecimento universitário nasce junto das suas origens durienses, com licenciatura em Enologia na UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro -, o nome de Luís Duarte é profundamente ligado ao Alentejo, onde viria a estabelecer-se. Considerado duas vezes enólogo do ano em Portugal e com vários vinhos premiados, o pioneirismo e arrojo que o carateriza aterrou na Herdade do Esporão, um dos maiores e mais bem-sucedidos projetos vitícolas portugueses.
Amigo da família Soares e ligado umbilicalmente à Herdade da Malhadinha Nova desde o início, é da sua responsabilidade o ex-líbris “Marias da Malhadinha”. O seu trabalho de consultor desenrola-se em estreita sintonia com o enólogo residente, Nuno Gonzalez.
Enólogo Residente
Enólogo Revelação de 2017, eleito pela Revista de Vinhos, é autor dos vinhos que nascem na Malhadinha Nova. A seu cargo está a elaboração do blend das castas indígenas com outras oriundas de outros territórios.
Licenciado em Bioquímica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e com um mestrado em Viticultura e Enologia pela Vinifera Euromaster - European Master of Science, viajou pela Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos da América e Itália, na região da Toscânia. O regresso a Portugal surge pela porta da Niepoort, Cortes de Cima e José Maria da Fonseca.
Da aliança entre a ciência, o conhecimento e o terroir nasce a arte e o engenho de fazer um vinho. Na Herdade da Malhadinha Nova, a responsabilidade é repartida por dois enólogos.