Rita Lopes Pires | 2024-08-11

Meet the team com Nuno Gonzalez, Enólogo

Para marcar o início das vindimas, conversámos com Nuno Gonzalez, enólogo na Herdade da Malhadinha Nova desde Janeiro de 2012. Formado em Bioquímica na Universidade de Coimbra, fez o Vinifera Euromaster em Enologia e Viticultura (França e Itália).

Antes de iniciar o seu percurso na Malhadinha, realizou vindimas em alguns países como Itália, Nova Zelândia, EUA, Austrália e Portugal.

1. Descreva-nos um dia de trabalho na Malhadinha Nova.

Os dias de trabalho são sempre muito diferentes e cada dia é um desafio, a prioridade são sempre os vinhos, há-que garantir a qualidade dos mesmos diariamente e gerir todas as outras valências, engarrafamentos, rotulagens, encomendas, stocks, contacto com os clientes, etc.

2. Qual é o seu vinho favorito produzido na Herdade?

Falar num vinho favorito é sempre muito ingrato, mas atualmente teria de destacar o “Marias da Malhadinha Branco 2021”.

3. Quais as práticas sustentáveis implementadas na produção de vinho na Malhadinha?

Desde 2016 que convertemos toda a exploração (vinha, olival, pastagens e produção) para um modo de produção biológico, uma preocupação da Família Soares em deixar para as gerações futuras uma propriedade onde a biodiversidade está presente, solos com vida e saudáveis, sem recurso a produtos químicos de síntese e um uso parcimonioso da água disponível, um recurso escasso e completamente indispensável.

4. Fale-nos sobre alguns dos vinhos emblemáticos da Malhadinha? O que os torna especiais?

Os vinhos emblemáticos da Malhadinha são seguramente a gama Malhadinha e as edições especiais (Pequeno João, Menino António e os Marias), são vinhos que obviamente obrigam a mais atenção a todos os detalhes e que, até se decidirem engarrafar passam por uma avaliação criteriosa para que correspondam às nossas e às expectativas dos consumidores, daí que nem sempre estes vinhos tenham edições em anos consecutivos.

5. A altura das vindimas é um dos momentos mais importantes na Herdade, como é preparado e de que forma os hóspedes e o público em geral pode participar?

A vindima é o momento mais aguardado numa adega, é o corolário de um ano de trabalho na vinha, de muito trabalho e investimento e cabe à Enologia a responsabilidade de cuidar das nossas uvas com o maior respeito, para que os vinhos daí resultantes espelhem não só o nosso terroir e o ano da colheita, mas também todo o seu potencial. Nesta altura tão especial do ano, convidamos os nossos hóspedes e clientes a juntarem-se a nós, seja na apanha da uva ou na sua transformação. Apesar de ser uma época de muito trabalho e stress, a vindima é sempre uma FESTA!

CONSULTE AQUI OS NOSSOS PROGRAMAS DE VINDIMAS

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.