Maria formou-se em Design de Interiores no IADE, mas depressa sentiu que deveria explorar a sua paixão por Arquitetura e complementou a sua formação inscrevendo-se na Universidade Lusíadas de Lisboa onde hoje também dá aulas. Foi lá que conheceu Manuel Aires Mateus, outrora seu Professor, e com quem trabalha há mais de 20 anos.
A Arquiteta tem uma sensibilidade estética ímpar e pertence à equipa do prestigiado atelier Aires Mateus, estando por trás de muitos projetos de interiores, incluindo o renovado espaço de Spa e Sauna da Malhadinha Nova. As escolhas da arquiteta são marcadas por um olhar minimalista - privilegiando sempre materiais, mobiliário e objetos intemporais e nobres.
No projeto do M Wellness Spa da Malhadinha, a equipa foi desafiada - de forma inédita - a trabalhar com a cor Verde.
Lembrando o tom das oliveiras que está presente na paisagem do Alentejo, a utilização desta cor traduziu-se no revestimento das paredes, nas banheiras circulares, lavatórios e toalhas.
Como funciona o seu processo criativo e quais as primeiras diretrizes para definir o conceito de um projeto?
O processo criativo começa quando ouço a primeira conversa entre o cliente e o Manel (Aires Mateus). O grande desafio é encontrar o caminho de equilíbrio entre as partes. O desenvolvimento do projeto de interiores constrói-se naturalmente na continuidade do projeto de arquitetura e na procura do ambiente onde o cliente se sinta bem.
Como foi trabalhar a cor Verde no SPA, estando tão habituada ao Branco que caracteriza o atelier Aires Mateus? Como surgiu esta cor?
O espaço projetado tem uma ligação muito forte com a natureza, esta prolonga-se para o interior através da relação com as vinhas, com o seu cheiro e com a luz sol. O verde é a cor base da natureza, acabou por ser natural esta escolha, pois cria um ambiente muito sereno. Desde os barramentos a cal ou a argila, aos tecidos e restantes materiais usados procurou-se encontrar uma calma relação entre os verdes.
Quais as suas marcas de Decoração preferidas?
Mais do que marcas preferidas tenho peças preferidas. Com o desenvolvimento do projeto existem espaços que nascem diretamente associados a uma peça, neste caso podemos identificar a banheira e o lavatório da Agape.
Descreva-nos um dia de trabalho no Atelier Aires Mateus.
O dia no atelier começa muito cedo. É a melhor parte do dia, onde se faz o planeamento e a organização dos processos, em silêncio. O resto do dia é muito agitado entre reuniões e telefonemas para que os projetos aconteçam.
Onde costuma passar as férias de verão e o que faz para conseguir abstrair-se do trabalho nesses dias?
No Verão costumo passar férias em família entre o Alentejo e Algarve, por vezes viajamos por forma a criar memórias. Aproveito este tempo em férias para organizar ideias e procurar inspirações.
Pode desvendar quais são os próximos projetos do Atelier Aires Mateus na Herdade da Malhadinha Nova?
O Manel já desenhou para a Malhadinha vários projetos, desde um ginásio exterior, a uma mesa do chefe, várias suites no meio da natureza, entre tantos outros relacionados com este lugar especial.