Rita Lopes Pires | 2024-09-08

Cintia Koerper, os segredos da sobremesa "Mel da Herdade"

A sobremesa de mel do Restaurante da Malhadinha Nova (receita abaixo) é uma criação da prestigiada Chef Cintia Koerper, com quem conversámos sobre o seu percurso profissional e também sobre o que está por trás desta sobremesa deliciosa.

Cintia Koerper é graduada pela escola de cozinha Alain Ducasse no Rio de Janeiro e Paris. Estudou Gastronomia na Apicius em Florença, e no Brasil trabalhou com chefs como Claude Troisgros, Roland Villar e Dominique Guerin. Fez o Doutoramento com o Chef Joachim Koerper, que atualmente é o seu marido e que também trabalha como Chef no Restaurante da Malhadinha Nova. Após 30 anos de experiência em cozinhas do Brasil e no mundo, trabalha há 16 anos em Portugal, 15 dos quais na Herdade da Malhadinha Nova. É um projeto familiar que admira e no qual tem muito orgulho em colaborar, sentindo-se já parte da família.

Qual foi a sua inspiração para criar esta sobremesa?
100% inspirada na Herdade, desde sempre tenho sobremesas confecionadas com mel, visto ser um produto que adoro trabalhar, tanto pela qualidade, quanto pelos benefícios na saúde.

Porque é que o mel da Malhadinha Nova é tão especial e quais as suas características diferenciadoras?
O mel da herdade é 100% natural, enriquecido pela abundância de flores alentejanas, especialmente as flores dos eucaliptos e rosmaninho. O método de extração e produção é artesanal, o que torna um mel com caráter distinto, com aroma suave e um paladar campestre, natural e dulçor que abraça o paladar.

Que dicas dá para se poder usar mais este ingrediente em receitas do dia a dia?
O mel é um excelente açúcar natural, é versátil e saboroso. Uso tanto em receitas doces, quanto em saladas, gelados, num molho de vinho tinto, molho bordalaise. É um espessante formidável.

Uma dica: Misturar 1 colher de sopa de mel, 2 colheres de chá de mostarda, 3 colheres de sopa de vinagre de maçã, 3 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de caldo de legumes, sal e pimenta q.b. Use este molho numa salada de alface iceberg, abacate, cenoura ralada e croutons de pão alentejano. Bom apetite!!

Consulte aqui a receita "Mel da Herdade" 

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.