Na Herdade da Malhadinha Nova, o respeito pelo ambiente e a sustentabilidade ambiental são a linha orientadora de atuação desde a primeira hora. A sustentabilidade ambiental, extensível ao domínio social e económico, está na génese da plantação da vinha e ocupa o topo das propriedades do projeto agrícola. Com ação do Homem reduzida ao mínimo, pratica-se uma agricultura biológica, sustentável e extensiva.
Mantendo viva as tradições alentejanas, produz-se azeite, mel e produtos hortícolas, nas hortas biológicas e estufas existentes e são criadas raças autóctones em perfeita harmonia com a envolvente natural.
No diálogo constante e profícuo com a natureza e o meio ambiente, os MicroBioWines que estudam o impacto nos processos vitivinícolas, são o passo natural na sustentabilidade ambiental.
A Herdade da Malhadinha Nova faz parte do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, o único programa do país que prevê implementação de medidas sustentáveis em diversas áreas de atuação, nomeadamente na redução do consumo de água, em medidas de preservação do ambiente, passando pelas condições de trabalho e respeito pelo ecossistema. A Malhadinha Nova faz parte dos primeiros dez produtores do país a receber este selo de Produção Sustentável.
A Herdade da Malhadinha Nova está ainda abrangida pelo selo Sustainable Travel Pledge promovido pela UNESCO. Este selo visa promover viagens sustentáveis, a resiliência da comunidade e conservação do património ambiental.
Detentora da Certificação Biosphere, um reconhecimento que pauta pelas práticas sustentáveis em todas as esferas da operação, desde a viticultura, enologia, agricultura e turismo, a Herdade da Malhadinha Nova é ainda certificada pela norma ISO:9001 através da Bureau Veritas. Esta norma permite-nos reforçar continuamente o compromisso com a excelência nos processos e na gestão.
Estas certificações refletem o compromisso contínuo com a qualidade e com responsabilidade ambiental.