Nobre, inteligente, generoso e ardente. Trabalhador incansável, ágil e versátil. Dócil e sofredor. Estas são as caraterísticas do Puro-Sangue Lusitano, o mais antigo cavalo de sela do mundo, montado há mais de 5 mil anos. Considerado um excelente animal de trabalho, é igualmente reconhecida a predisposição para os exercícios de Alta Escola, arte na qual se tem destacado a nível internacional.
A criação de Cavalos Puros Sangue Lusitano e a Coudelaria Herdade da Malhadinha Nova iniciaram em 2008. A par do vinho e da produção agrícola, a criação de cavalos consubstancia o sonho da família Soares.
Seis éguas e um garanhão reprodutor deram início à aposta equestre. Com ferro HMN desde 2008, hoje o número está nos 32 cavalos, que integram uma estrutura dedicada à criação de cavalos para treinos e competição na modalidade de dressage e, em paralelo, no desenvolvimento do Turismo Equestre incluído no projeto hoteleiro Herdade da Malhadinha Nova. Por fim, o ciclo termina com a comercialização.
Montando os cavalos Coeso, Kleber e Conquistador, o cavaleiro português tem colecionado diversos prémios ao longo dos anos, seja na Taça de Portugal Dressage, nos concursos de Competição Ensino Nacional e no Projeto Cavalos Novos, da Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano.