2024-02-28 | Michelin Guide

MALHADINHA NOVA CONQUISTA ESTRELA MICHELIN VERDE

É com enorme felicidade que partilhamos este relevante reconhecimento, atribuído na primeira cerimónia do Guia Michelin dedicada exclusivamente à restauração portuguesa. A nossa primeira Estrela Verde Michelin. Uma distinção que premeia os restaurantes que se distinguem pelo seu contributo sustentável à gastronomia.

Na Malhadinha pratica-se uma cozinha onde a escolha dos produtos, a precisão na elaboração, e a combinação inteligente de sabores está presente em cada prato, utilizando em grande parte produtos da Herdade, em modo biológico, e privilegiando produtores locais, sempre inspirados na tradição gastronómica alentejana e na cultura da região.

Para isso, contamos com uma grande equipa liderada há 15 anos pelos Chefes Executivos Joachim e Cintia Koerper, pelo Sub-Chefe Executivo Pedro Almeida e com a atual colaboração do Chefe residente António Simões, da chefe de Pastelaria residente Letícia Silva e dos colegas Margarida Amaro, Vitalina Santos, Gustavo Fitas, Francisca Pires, Beatriz Matias, Johan Parejo, Esteban Mejia, entre outros.

O caminho da Sustentabilidade do projeto Herdade da Malhadinha Nova passa pelo investimento e dedicação nas diversas áreas que o compõe, nomeadamente a económica, ambiental e social.

A preservação de um ecossistema perfeito, constituído por montado de azinho, olivais tradicionais, searas de trigo, aveia, cevada e pradaria natural e a conservação e recuperação das edificações seculares existentes na propriedade, rapidamente se transformaram num objetivo primordial. Surge assim, antes das primeiras plantações de vinha, a exploração sustentável deste enorme potencial, através da aquisição de diversas espécies animais tais como a Vaca pura e Certificada Alentejana, o Porco Preto Alentejano DOP, a Ovelha pura Merina Branca e Preta DOP e o Cavalo Puro-Sangue Lusitano.

A produção biológica e auto-suficiente é hoje uma realidade nos 610 hectares da propriedade. São servidos no nosso restaurante os vinhos, o azeite e o mel, cereais variados tais como trigo duro e barbela, aveia, centeio, cevada, a vaca alentejana, a ovelha Merina branca e preta e o porco preto todos com denominação de origem protegida DOP e os legumes e frutas das hortas e pomares recuperados na propriedade.

Além do Projeto Hoteleiro fazer parte da Relais&Châteaux e da Virtuoso, a Malhadinha Nova tem apostado em várias certificações relacionadas com a sustentabilidade, nomeadamente a Biosphere Portugal; UNESCO - Sustainable Travel Pledge; PSVA - Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo; Agricert e Certis, para determinados produtos. Além disso, esta já em fase de desenvolvimento a importante certificação BCorp.

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.